segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escola Estadual Profº Genésio de Assis

No dia 18 de novembro de 2011 as 5ª séries A, B e C, com aproximadamente 120 alunos, compareceram ao PEBA acompanhados pela professora de biologia Katiuscia Monteiro , o professor de matemática Eduardo Guilen, a coordenadora Larisa Costa e a mediadora escolar Silvia Sales. Estas três turmas são de alunos da Escola Estadual Professor Genésio de Assis, cuja direção é da professora Darlene Siciliato Menegassi.
A Secretaria Estadual de Ensino em busca de uma melhor qualidade de ensino oferece à suas unidades, diferentes projetos, que se adéquam de acordo com as necessidades, e da disponibilidade e afinidade dos profissionais de cada uma delas. Com a escola Genésio de Assis, os alunos das 5ª séries foram contemplados com uma excursão por pontos turísticos e de também de interesse educacional, e escolheram visitar o Araçatuba Shopping, e também parque ecológico. Aqui no Peba foram recebidos pelo educador ambiental, o ecólogo Onédio Garcia, pela estagiária do parque, a bióloga Thaíse Sabino, onde receberam informações de caráter  históricos da cidade, e ambientais sobre o parque, além de conceitos de sustentabilidade e cidadania..
As turmas três turmas  foram divididas em duas partes iguais, com o objetivo de tornar menos impactante a visita, uma vez que um grande número de pessoas de uma só vez, teria problemas para percorrer a trilha, e absorver e observar detalhes e informações que são expostos ao longo da caminhada. A trilha do PEBA acompanha o Ribeirão Baguaçu e sua confluência com o Córrego Machadinho, passa pelo barramento do DAEA (departamento de água e esgoto de Araçatuba), assim como pela primeira “pedreira” da cidade, da década de 30 do século passado, e há sempre a possibilidade de avistamentos de integrantes da fauna local, como garças, socós, cágados, sobretudo nesta época de piracema. Ainda durante o percurso  é possível ver aspectos ecológicos como o crescimento linear  das arvores na parte central, fenômeno decorrente da competição pela luz, e também a diferença de temperaturas entre a parte externa da mata e o interior, sugerindo que deveríamos ter cidades com uma cobertura vegetal muito maior que as atuais, é a natureza nos ensinando mais uma vez os caminhos  para uma boa qualidade de vida.
Veja fotos, CLICK AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário