sábado, 18 de fevereiro de 2012

Educação Ambiental, uma parceria para a qualidade

     A ideia é trabalhar juntas, a Diretoria de Ensino (DE), e Secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).
     Na sexta, dia 17 de fevereiro, o ecólogo e educador ambiental do PEBA, Onédio Garcia, esteve na sede da Diretoria de Ensino de Araçatuba, para propor uma parceria e desenvolver um plano de trabalho de educação ambiental entre as escolas da rede estadual e a SMMAS. Na DE, Onédio foi recebido pelo professor coordenador do núcleo pedagógico Geografia Antônio Roberto Gracino, e pela professora Dorislei Ap. Teixeira Carvalho coordenadora do núcleo pedagógico Ciências, com o objetivo de estabelecer ações e metas, que possam envolver as escolas em projetos de educação ambiental. 
     Foram duas reuniões, a primeira com o grupo do Programa Escola da Família, e a segunda com os Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais de Araçatuba.

O professor Antônio, o ecólogo Onédio e a professora Dorislei. 


     O Programa escola da Família foi criado em agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo abertura das escolas da Rede Estadual, nos finais de semana, para trazer os membros da coletividade do entorno, para que seja cultivada a paz, despertada potencialidades, e ampliados os horizontes culturais de seus participantes. Aqui na distrital de Araçatuba, coordenação deste programa fica sob o comando das professoras Maria Inês Trevelin de Projetos especiais, e da professora Sônia Maria Paro supervisora de ensino.


Professora Maria Inês Trevelin 

Os coordenadores e agentes do programa Escola da Família 

     Com este grupo foi apresentado os programas de educação ambiental desenvolvidos pela SMMAS, e foi debatida a possibilidade de parcerias em projetos como a implantação de hortas em algumas unidades, a viabilização de caminhadas em trilhas em fragmentos de matas com interpretação de vegetação e fauna, e também a criação de um programa de coleta seletiva de lixo. 

Antônio Gracino e Sônia Paro 

     Com os Coordenadores, foi apresentado os trabalhos da SMMAS em relação aos equipamentos disponíveis para o momento que são: o Zoológico municipal, que está em vias de ser reformado, o PEBA cujo folder foi distribuído entre os presentes, e o futuro parque que está sendo montado dentro da Fazenda do Estado, onde fica a Sede da SMMAS, um trabalho que teve início junho de 2011, com a reforma da sede e a revitalização das construções do entorno, complementado com o reflorestamento de antigas pastagens, onde já foram plantadas mais de 2000 mil árvores, e faltando ainda plantar outras 5000, formando uma novo parque na área central da cidade, sendo este um dos expoentes do trabalho do Secretário Jorge Hector Rozas.

Os coordenadores durante a explanação 

     A proposta de trabalho com este grupo é reunir os professores designados pelos Coordenadores, para que seja feito um amplo trabalho de reconhecimento e classificação dos rejeitos (lixo) gerados dentro da cidade.   
     A ideia é fazer um apanhado do volume gerado nas residências, nas indústrias, e também pela construção civil, que será apresentado aos professores no salão de eventos da SMMAS, na sequência o grupo será levado a uma ONG, que trabalha com coleta e comercialização de materiais recicláveis, para que seja melhor esclarecidos quais são os materiais realmente recicláveis, e as situações ideais para que seja feita a coleta. E para finalizar, última etapa deste primeiro trabalho junto aos professores, será uma visita ao aterro sanitário, para que se possa mensurar o volume de lixo gerado, e os custos ambientais e financeiros deste "subproduto" da atividade humana, o lixo. O trabalho de parceria será possível, desde que contemos também com o apoio de outros setores da administração municipal, como acompanhamento técnico dos profissionais da Secretaria do Desenvolvimento Agroindustrial, e dos profissionais da Secretaria de Assistência Social, e Secretaria de Educação, que se mostraram prontos à atender a população através deste trabalho.

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