sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vegetação

    A região de Araçatuba, assim como a maior parte do oeste e noroeste do Estado de São Paulo, são áreas ecotonais*, ou seja, são áreas de transição, aqui entre o Cerrado e a Mata Atlântica, dois dos biomas* mais importantes que ocorrem no continente sul americano. Então na região de Araçatuba e cidades vizinhas, é bastante comum encontrarmos encraves de cerrado em meio a uma vegetação típica da mata atlântica, com arvores de grande porte como as Perobas (Aspidosperma sp), os Jequitibás (Cariniana sp) e outras mais. A biodiversidade* nas regiões de transição é sempre maior por contemplar a fauna e a flora características de cada bioma.






4 comentários:

  1. Nossa, aí no PEBA tem a Eritrina-Candelabro (essa da última foto). Já fui quando era criança com a escola aí no PEBA e eu sempre ficava encantado com tanta biodiversidade. Ano passado eu fui até em Holambra-SP para procurar uma muda de Eritrina-Candelabro e não achei.
    A minha casa é cheia de plantas pois eu tento ajudar os polinizadores a sobreviver!

    ResponderExcluir