Por André Briso, um colaborador do PEBA
O PEBA é uma ilha de preservação no meio da cidade, e como tal serve de refúgio para espécies raras e que não são percebidas pela população humana do entorno, mas há aquelas pessoas cuja sensibilidade aflora para as belezas da natureza, e quando elas têm a oportunidade de desfrutar das riquezas do Parque Ecológico ficam encantadas com o que vêem, e assim que podem, retribuem ao local com aquilo que de melhor tem pra dar. Foi assim com o Paulo (postagem do dia 28 de dezembro último) que trouxe duas mudas de Pequi e também alguns frutos que já semeamos, estamos aguardando (e torcendo) para a germinação.
Desta vez, que presenteou o PEBA, foi o Briso (André Luiz Fraga Briso), que é pesquisador doutor da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, a UNESP, e que tem como hobby a fotografia, e de preferência fotografia de aves no seu ecossistema natural. Esta paixão é tal que sempre que pode, Briso vai até o Parque, onde passa tardes inteiras fotografando e identificando as espécies que encontra no local, e este trabalho culminou num inventário de espécies muito rico, resultado de muito “cliques”, muitas horas de silêncio, de picadas de mosquitos, de sede, e até de carrapatos, e agora gentilmente nos cedeu este documento, e o administrador do PEBA, o ecólogo Onédio Garcia, torna público por meio deste espaço, como forma de divulgar a quem quiser conhecer um pouco mais das riquezas e da história natural de Araçatuba e região.
O Secretário do meio ambiente e sustentabilidade de Araçatuba, Jorge Hector Rozas expressa ao Briso, imensa gratidão, em nome de todos os amantes da natureza e de todas as pessoas que se sensibilizam com as questões ambientais.
O trabalho de Briso pode ser contemplado no seguinte endereço: www.olhares.com/briso.
Levantamento da Avifauna
Colaboração do Usuário: André Luiz Fraga Briso
– Fevereiro de 2012 –
Este trabalho apresenta um levantamento inicial da avifauna do Parque Ecológico Baguaçu, município de Araçatuba. O levantamento foi realizado sem empregar os métodos precisos normalmente utilizados pelos Ornitólogos, mas se presta para valorizar todo o empenho na preservação e ampliação de nossas poucas áreas preservadas.
Os registros foram feitos em visitas periódicas não programadas, em horários variados e durante o ano de 2011, além dos meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas oportunidades também foram realizados registros fotográficos de 90% das espécies aqui listadas.
As visitas foram autorizadas e estimuladas pelo Ecólogo e Educador Ambiental do Parque, Prof. Onédio Garcia, que recebe os meus agradecimentos e os direitos de autoria deste trabalho.
Lista de espécies
Família
|
Espécie
|
Nome Comum
| |
Atenção
Foram listadas 91 espécies, de 30 famílias diferentes, sendo que muitas delas são florestais, portanto só ocorrem em locais onde há uma densa vegetação. Lembrando que se trata apenas de um levantamento informal de alguém que tem grande conhecimento da ornitologia*, mas não pode ser considerado um tratado científico, uma vez não foram cumpridos protocolos que estabeleceriam critérios para mensurar variáveis que poderiam influenciar no resultado final do trabalho. O critério de classificação das espécies e famílias podem diferir entre um autor e outro, portanto há a possibilidade de encontrar diferentes classificações em obras distintas.
*Ornitologia: é o ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves
Fiquei surpreso com a quantidade relacionada. Não sei quanto tempo de observação foi despendido para chegar a este número; seria interessante se pudesse completar o catálogo com fotos da aves.
ResponderExcluirBom dia Sr. Carlos;
ExcluirForam aproximadamente 15 meses. Algumas espécies foram vistas esporadicamente no parque (Gavião Belo, Gavião Caramujeiro, Gaviãozinho, Ariramba, saí azul, Freirinha, entre outras), outras foram vistas em determinado período do ano (Andorinhão do Buriti, Garça Real, Balança Rabo, Garibaldi, freirinha, Periquito Rei, Maçarico Solitário, por exemplo). Apesar de algumas visitas não serem contempladas com muitas espécies, o fato é que o parque recebe estes visitantes esporádicos em algumas estações.
Briso