domingo, 11 de dezembro de 2011

Escola Estadual Profª Vaniolê Dionysio Marques Pavan

     Estiveram conosco os alunos das 5ª séries A e B, da escola estadual Profª Vaniolê Dionysio Marques Pavan, vieram acompanhados pela diretora Loise Bernadet de Carvalho, pela coordenadora pedagógica Flávia do ciclo II, e também pelas professoras Eliana de matemática, e Maria José de leitura e reforço escolar, foram quase 50 pessoas para conhecerem o local e o trabalho que aqui é desenvolvido por nós da SMMAS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aliás, foi muito propícia esta visita, pois foi a maneira que a direção, a coordenação e professores encontraram para premiar os alunos pelo trabalho desenvolvido ao longo deste segundo semestre pela escola com o tema sustentabilidade. 

     No PEBA o assunto sustentabilidade é sempre muito discutido, pois entendemos que o crescimento da população no mundo, e o modo de vida adotado pela civilização atual, de economia de mercado, geram um ônus sem precedente para os recursos naturais do planeta, estamos caminhando para uma situação insustentável, e a solução para isto terá de ser encontrada por nós mesmos, teremos que mudar muitas coisas na nossa maneira de viver, e só com maturidade a humanidade encontrará o caminho, e nós achamos que este amadurecimento terá de ser antecipado, como forma de sobrevivência da vida na Terra, incluindo a espécie humana, e temos certeza de não estarmos sendo dramáticos, infelizmente.
     Depois da recepção foi feita a apresentação do PEBA onde é contado parte da história do parque, tanto fatos históricos quanto detalhes do ponto de vista ambiental, e termos como APP (Área de Preservação Permanente), RL (Reserva Legal), corredores ecológicos, mata ciliar, reconstrução de florestas, enfim...onde são abordados temas que nos remetem à sustentabilidade da vida.





     Próximo às águas do Ribeirão Baguaçu é possível a observação de erosões causadas pelas águas da chuvas e carreando toda cobertura e o solo para dentro do rio. Além da entrada dessa matéria orgânica, devido a correnteza e ao remeximento do sedimento, as águas do ribeirão é bastante turva, dando-se a impressão de ser poluída. Em média, 70% da cidade de Araçatuba é abastecida com as águas do Ribeirão, por isso é de grande importância sua preservação. Devido á grande quantidade de chuvas nos últimos dias, as crianças não puderam ir à pedreira, próximo ao Salto do Baguaçu, devido ao rio ter transbordado. No trevo, o fenômeno pela competição de luz é mais visíveis, caracterizando a mata com árvores jovens, finas e compridas.


           



Veja mais fotos. CLICK AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário