Soldados do corpo de bombeiro de Araçatuba, estiveram mais uma vez aqui no PEBA, para fazer a soltura de um gambá da cara branca Didelphis albiventris, uma espécie que pode ser encontrada em terrenos baldios da periferia da cidade, e ao longo das matas ciliares. Esta espécie é considerada como sendo uma espécie generalista, ou seja, ocorre em diversos ambientes, mesmo onde há grande presença humana, tem hábitos preferencialmente noturnos e durante o dia ficam entocados em ocos de pau onde dorme e se protejam dos inimigos naturais. os gambás tem nomes variados por todo o Brasil,chamado mucura (Amazônia e Brasil meridional), sarigué, sariguê, saruê ou sarigueia (Bahia), timbú ou cassaco (Pernambuco ao Ceará), micurê (Paraguai e Mato Grosso), opossum (Estados Unidos da América) ou raposa (Paraná).
Soldados Murilo e Honório, e o cabo Marzuchi |
Abrindo a "gaiola" |
O gambá saindo para a mata |
Missão cumprida, hora de partir para outra tarefa. Fonte SMMAS |
O nome gambá tem origem na língua tupi-guarani, onde "gã'bá" ou "guaambá" significa uma mama oca, uma referência ao marsúpio, a bolsa ventral onde se encontram as mamas e onde os filhotes vivem durante parte de seu desenvolvimento.
O PEBA mais uma vez mostra o seu valor para a vida selvagem, pois assim como hoje, aqui sempre é utilizado para este tipo de ação, boa parte dos animais silvestres encontrados na cidade e capturado pelos bombeiro, são soltos aqui, onde eles tem possibilidade de tentar uma volta ao ecossistema de onde surgiu. E em tempos de crescimento urbano, ações deste tipo será sempre muito comum.
Agradecemos aos bombeiros e à população que tem esta atitude de compreensão para com a natureza.
Pesquisa fonte http://pt.wikipedia.org/wiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário