sábado, 5 de novembro de 2011

Escola de período integral Luiz Gama

Luiz Gama
Recebemos neste dia 3 os alunos 5ª série A e no dia 4, os alunos 6ª série A, da escola estadual Luiz Gama. Eles vieram acompanhados pelas professoras Tânia Favoni de Espanhol, e Christiane Galdino de Educação Física. 
A escola Luiz Gama é uma das escolas do estado que trabalha com os alunos em tempo integral, que oferecem aos educandos, além da grade curricular baseada nos PCN, parâmetros curriculares nacionais. Pela manhã são ministradas aulas de todas as disciplinas do currículo e a tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais, atividades esportivas, orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida. Além da capacitação dos professores e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado.
A visita ao PEBA está ligada à educação ambiental, que já teve na escola uma abordagem especial no mês de agosto, quando as professoras Tânia e Christiane, desenvolveram uma oficina de maquetes cujo tema era uma cidade sustentável, assim muitos conceitos de ecologia e qualidade de vida, foram discutidos e retratados nas maquetes, como ruas arborizadas, áreas de lazer, poluição, sistemas sustentáveis e muito mais.
  E no PEBA tiveram a oportunidade de conhecerem a história do parque, da história da cidade como a primeira pedreira, que funcionou na década de 30 do século passado, puderam constatar também aspectos ambientais como a diferença de temperaturas entre as áreas descobertas e a área florestada, a competição pela luz, interferindo no desenvolvimento das plantas, além de avistarem algumas espécies de aves, entre elas a garça-branca-grande Casmerodius albus, garça-moura Ardea cocoi e o socó boi trigisoma lineatum, que encontram neste ambiente o ecossistema ideal para coexistirem.

Estes são os alunos da 5ªsérie A

Neste local teve a primeira "pedreira" de Araçatuba, e hoje temos o "salto do baguaçu", tudo bem, talvez seja necessário um pouco mais de inspiração para ver  naquela queda d'água um salto, mas ele está lá.

Céu azul e mata verde, no centro de Araçatuba


A bióloga Thaíse, explicando algumas das características da água do ribeirão Baguaçu


Agora o pessoal da Sexta série

Turma toda e também as professoras Tânia e Christiane.
Pesquisando imagens aéreas do Google earth


Novamente céu azul e vegetação exuberante, dentro da cidade


tronco de paineira


mudinha de pau brasil

Fotos fonte SMMAS
Secretaria Municipal de meio ambiente e Sustentabilidade
Veja mais fotos, CLICK AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário