Continuando o trabalho de limpeza do Parque Ecológico Baguaçu, foi realizado mais uma etapa, com uma nova turma do Sitio da Criança, assim fechamos o primeiro ciclo deste trabalho que consiste em retirar do córrego Machadinho parte do lixo que é atirado na rua, que com o tempo e com as chuvas, acabam indo para os bueiros e daí até chegar no córrego, depois no rio Tietê, depois no...
Cada etapa da coleta foi precedida de uma ação educativa, onde os alunos tomaram conhecimento da história do PEBA, onde foram usadas imagens do Google Earth para mostrar a fragilidade e o péssimo estado de conservação em que se encontra a mata ciliar do córrego Baguaçu, na sequência percorreram os quase 500 metros da trilha, onde puderam constatar “in loco” muitos aspectos referentes à história do parque, e ainda entrar em contato com a vegetação, com os córregos Baguaçu e Machadinho, e também com a fauna local, que nesta época do ano encontra-se num movimento bastante intenso.
Depois da trilha, fomos para a parte final que foi a coleta do lixo no córrego machadinho, cujo material foi trazido pela chuva que aconteceram semanas atrás. E volta aquela sensação de “enxugar gelo”, ou seja, poderemos retirar todo material que encontrarmos, mas sempre teremos material para retirar. Nas etapas anteriores fizemos uma separação do material com o intuito de conhecer melhor a fonte, ou as fontes poluidoras, concluímos que é um lixo totalmente domestico, que revela uma população muito pouco, ou até mesmo nada comprometida com as questões ambientais que nos cerca. Por isto resolvemos que não separar o material como foi feito nas duas vezes anteriores, pois não havia nada de novo no material recolhido, é o mesmo descartável de sempre, que em sua maioria poderia ser encaminhado para reciclagem, uma vez que a grande questão que envolve o planeta é a sustentabilidade.
Desta vez foram recolhidos cerca de 44 kg de material descartável, somente no córrego machadinho, totalizando cerca de 130 kg, nas três etapas em que foram realizadas esta campanha. Este trabalho desenvolvido juntamente com os alunos do Sítio da Criança, é resultado de uma parceria entre nós aqui do PEBA, e a Coordenadora Técnica do Sitio, a psicóloga Elizandra Prates. Assim, tentamos desvendar alguns dos processos que nos levam à Educação Ambiental, visando não apenas a coleta de lixo, mas principalmente, sensibilizando-nos com os acontecimentos do entorno com nosso modo de vida.
Veja as fotos: