Segunda etapa do trabalho de Limpeza do PEBA
O Parque Ecológico Baguaçu, está situado numa posição geográfica que lhe causa grandes problemas quanto à manutenção da sua área, sobre o aspecto de limpeza, pois o fato de estar na parte baixa do terreno e na área de drenagem da micro bacia hidrográfica loca, o transforma analogamente num ralo de banheiro, para onde toda a água suja é direcionada. Com isto, todos os restos e dejetos, tais como embalagens, garrafas pet, sacolas plásticas e tudo que é descartável, e que é atirado ou abandonado nas ruas, vai para os bueiros e galerias de esgotos, e na sequencia para os córregos e rios.
Desta forma, tudo que é atirado na rua, mais cedo ou mais tarde cairá na drenagem do Córrego Machadinho e Ribeirão Baguaçu, e a velocidade com que este fenômeno se dará, depende somente das chuvas, pois a quantidade não parece variar com o tempo. E como ainda não tomamos conhecimento sobre os males que este lixo faz para o ambiente, que passa pelo desagradável aspecto visual, mostra também o caráter insustentável deste modo de produção como a contaminação da cadeia trófica com metais pesados.
Estamos fazendo este trabalho de limpeza do Parque Ecológico Baguaçu, um trabalho desenvolvido com alunos da Sítio da Criança, e desta vez contamos com o apoio dos soldados do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, já que o local desta vez foi o Lago da Pedreira, um local onde é possível ver espécimes selvagens como o Pato do Mato.
O mundo inteiro sofre com este mal, o lixo, e aqui não é diferente, enquanto não apercebemos da nossa responsabilidade para o mundo, para com a tão propalada "sustentabilidade", vamos levando a vida nesta forma tranquila de achar que tudo se resolverá a seu tempo, o que de fato, tenho a impressão, acontecerá. Só não sei a que custo, tanto financeiro quanto ambiental.
Coleta:
Total de 10 Kg de vidro
34 Kg de plástico
04 de papeis laminados e diversos
04 de metal
VEJA MAIS FOTOS: https://profiles.google.com/102586536643025851689/photos